Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

29
Ago 07

Dia 20 de Agosto é dia do feriado Municipal em Viana do Castelo. É dia da padroeira, a Senhora da Agonia. Dia da festa dos pescadores e da procissão ao mar.

Para as gentes da ribeira, é um dia maior, um dia sagrado. Ninguém vai ao mar, é dia de Nossa Senhora da Agonia, a santa da sua devoção, a quem recorrem nos momentos díficeis que tantas vezes acontecem na vida dura dos pescadores e homens do mar.

 

Na véspera e durante a noite que precede o dia santo, todos, homens, mulheres e crianças azafamam-se nos preparativos da festa. Enquanto os homens preparam os barcos lavando-os e enbandeirando-os para receberem condignamente os andores dos santos que vão na procissão- Senhora D'Agonia, Senhor dos Mareantes, Senhora dos Navegantes, Senhora dos Mares - as mulheres e crianças esmeram-se no enfeite das ruas do bairro da Ribeira -  Rua Gois Pinto, Rua dos Poveiros, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua de Frei Bartolomeu dos Mártires - ajudadas pelos pescadores que também participam nestas tarefas. É uma noite de trabalho até de madrugada com muita alegria e afecto em louvor da Senhora D'Agonia.

 O SAL COMO MEIO DECORATIVO

 

 

 

O símbolo da cidade

 

 

Os barcos sempre presentes

 

 

O templo do Sagrado Coração de Jesus no monte de Sta. Luzia 

Muitas pessoas, em especial os jovens, que nada têem a ver com esta tradição, estão a criar o hábito de ir assistir à feitura e embelezamento das ruas da Ribeira.

A cerimónia religiosa compoe-se de missa celebrada pelo Bispo da Diocese, na Capela da Senhora D'Agonia, situada ao cimo do campo com o mesmo nome, finda esta realiza-se a procissão até ao cais dos Pilotos, onde os andores dos santos são embarcados nos barcos previamente engalanados para os receberem. Após prelecção do Bispo, em palco improvisado em frente à doca e virado para o mar, segue-se a procissão ao mar, abrindo o cortejo uma lancha da Polícia Marítima (outrora era a lanha dos Pilotos da Barra ) seguida das restantes embarcações começando pela que transporta a imagem da Senhora D'Agonia e demais santos, precedida pela embarcação das autoridades religiosas e civis e restantes embarcações pejadas de pessoas entre as quais os rebocadores do porto com capacidade para transportar mais pessoas.

Subindo o rio Lima

A procissão segue em direcção à barra dando a volta junto à ponta do molhe Norte rumando para o rio Lima até à bacia de manobra onde roda pelo Norte retrocedendo e descendo o rio de regresso ao ponto de partida. Durante o trajecto a procissão é "escoltada" por embarcações afectas à Capitânia do Porto  com o intuito de disciplinar a grande quantidade de pequenas embarcações e motos de água que anárquica e abusivamente integram a procissão exibindo-se e causando por vezes constrangimentos  desnecessários. 

 

 

 

Sempre presentes os motivos marítimos

 Durante a procissão a barra encontra-se fechada a toda a navegação. As pessoas, aos milhares, aglomeram-se ao longo dos cais dos Pilotos, da Doca Comercial, da Doca de Marés e ao longo das margens do Rio Lima para assistirem à passagem da procissão. Uma pequena parte da multidão conseguiu embarcar nos rebocadores do porto e nos barcos dos pescadores e tomar parte na procissão. Os foguetes estrelejam no ar e ribombam nos momentos e pontos importantes de passagem dos barcos que transportam os andores dos santos, enquanto os barcos surtos no porto fazem ouvir os seus apitos característicos.

 

 

O sinal de barra ou porto fechado é içado na casa do salva-vidas

O resto do percurso, após a chegada a terra, faz-se pelas ruas atapetadas e engalanadas durante a noite pelos marítimos e familiares, em direcção à capela da Senhora D'Agonia, percorrendo o bairro da Ribeira num ziguezague pelas ruas; dos Poveiros, I. D. Henrique, Góis Pinto,Mons. Daniel Machado e F. Bartolomeu dos Mártires. 

 

 

A louça de Viana este ano como tema central das festas

 

 

A capela da Sra. D'Agonia e a nova rua de acesso atapetada

publicado por dolphin às 01:13

Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
30
31


Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO