Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

22
Set 07

A Fundação Gil Eannes, recebeu pela segunda vez este ano o Capitão Valdemar Aveiro que veio apresentar o livro "80 Graus Norte - Recordações da pesca do bacalhau".

Mais uma vez tive  o grato prazer de ouvir o Capitão Valdemar contar alguns aspectos e passagens vividas durante a sua vida na pesca do bacalhau que me encantaram e fizeram reviver com saudade, momentos idênticos.

Neste momento ainda não tive oportunidade de ler o livro editado pela Papiro Editora, mas não resisti a ler a introdução e fiquei sensibilizado pela riqueza de forma como se refere à Epopeia do Bacalhau: - " Há séculos que os marinheiros Ilhavenses, nómadas de um deserto líquido, o atravessam em todas as direcções. Muitos perderam-se na sua imensidão, gota diluida sem qualquer valor. E, geração após geração,outros retomaram o facho e continuaram a caminhada, seguindo os mesmos trilhos, sem que as suas pegadas deixassem qualquer rasto."

Por este pequeno excerto da introdução podemos imaginar a arte de colorir as histórias com que o autor já nos habituou noutros trabalhos editados anteriormente.

publicado por dolphin às 17:53
tags:

Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

17
18
19
21

26
28
29

30


Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO