Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

26
Dez 07

" AGOA DE CIMA"

 

Antes da regularização do caudal do rio Lima, eram frequentes as cheias, como esta que junto à foz subiu 5,030 metros acima da superfície média das águas (zero hidrográfico).

A bacia do rio Lima que nasce em Espanha na serra de S. Mamede, estende-se por uma zona montanhosa onde se situam as serras da Peneda, Soajo e Gerês com vales profundos onde correm muitos rios e ribeiros caudalosos no Inverno em consequência da elevada pluviosidade que ocorre nessa época do ano.

A barragem do Lindoso e mais tarde a barragem de Touvedo vieram regularizar os caudais abundantes do rio Lima nos meses de Inverno, evitando as perturbações que as cheias causavam às populações ribeirinhas - apesar de benéficas para a agricultura - e também os contratempos à navegação.

 

 

Placa colocada na parede sul das oficinas da Doca Engenheiro Duarte Pacheco

 

No mesmo ano em que ocorreu esta cheia, no livro de consultas dos Pilotos da Barra pode ler-se a consulta que fez o senhor Piloto-mór: " O senhor Piloto-mór consultou com os seus súbditos a fazer signal de retirar, e juntamente quatro tiros de peça ao hiate português denominado Dous Irmaos, que commeteu a barra, a todo o risco, o motivo porque agoa de cima era muita, e não se podia vencer a corrente, o qual naufragou escapando, digo salvando-se a tripulação, e por isto ser verdade se mandou passar que assigno."

Vianna 12 de Fevº de 1866

Por esta descrição se infere das dificuldades que os práticos da barra tinham na entrada dos veleiros - iates, escunas, chalupas, lugres, palhabotes e brigues - que habitualmente demandavam o porto de Viana.

publicado por dolphin às 22:56
tags:

Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
29

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO