Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

30
Mar 08

O antigo navio hospital "GIL EANNES", actualmente atracado na doca comercial em Viana do Castelo, está a ser palco de filmagens com vista à realização do filme " ASSALTO AO SANTA MARIA" do realizador Francisco Manso .

Para o efeito foram efectuadas algumas obras de montagem de estruturas em contraplacado para tentar dar forma semelhante ao antigo paquete da Companhia Colonial de Navegação (CCN).

Em 1969 quando terminei o meu Curso Elementar de Pilotagem na Escola Náutica, como estava inscrito na C.C.N  há cerca de um ano, foi-me oferecido pelo director de pessoal, ingressar no Santa Maria como Praticante de Piloto, lugar que rejeitei por considerar ser um navio bastante "caro" para as minhas posses e necessidades no momento. Descodifico a palavra "caro" - era um navio que implicava a aquisição de muitas fardas e eu não tinha dinheiro para as comprar. Por outro lado, sendo um paquete, tinha muitas atracções e distracções e o que eu precisava na altura era ganhar dinheiro e aprender, e não gastar e divertir-me. Uma coisa me atraía, o navio fazia a carreira do Brasil e havia a possibilidade de visitar o meu avô que não conhecia e nem cheguei a conhecer. Adiei a ida para o Santa Maria para mais tarde quando estivesse melhor financeiramente e profissionalmente mais conhecedor.

 

 

A era dos paquetes estava a terminar e a minha vida tomou outros rumos e não foi possível embarcar no Santa Maria que entretanto foi vendido. Ficou uma certa nostalgia, aumentada pelo primeiro comandante do primeiro navio que andei - o Ganda - navio escola da companhia, que tinha sido anteriormente segundo comandante do Santa Maria.

A história da longa metragem que está a ser rodada, passa-se no início da década de sessenta(1961) quando se deu o assalto ao Santa Maria por um grupo de revolucionários portugueses e espanhóis,  capitaneados pelo comandante Henrique Galvão, para denunciarem o descontentamento geral aos regimes ditatoriais de Salazar e Franco.

Até 21 de Abril decorrerão as filmagens e brevemente poderemos assistir ao filme que tem no elenco  actores portugueses e espanhóis, tais como, Carlos Paulo, Pedro Cunha, Leonor Seixas, Vítor Norte, Alfonso Aigna, Christian Escudero, entre outros.

 

publicado por dolphin às 23:52
tags:

"...Abeiro é tão irmã tão irmã de Biana que até vêm as duas seguidas no dicionário...Abeiro e Biana...."
Risoa à parte não há em Portugal cidade mais linda para mim depois de Aveiro do que Viana e..por tudo e mais coisas.Para os que chegam de barco a simpatia não tem limites..até a Guarda Fiscal é simpática...descobri o seu blog que irei adicionar aos favoritos pois estou sempre atenta às notícias de Viana
Marieke a 16 de Junho de 2008 às 19:33

Só hoje vi o seu comentário Marieke. As minhas desculpas.
Para mim também Aveiro tem um significado especial.
Foi lá que fiz a admissão ao então Liceu de Aveiro e por lá andei...que saudades!
Sempre que posso não deixo de visita-la e aos amigos também. É o meu distrito. Mas Biana é Biana, agora é a minha terra. Já aqui vivo há 26 anos e não troco por outra.
Dolphin
dolphin a 21 de Julho de 2008 às 17:01

Parabens a toda produçao,tecnicos,actores,figurantes e todos aqueles que colaboraram nesta fabulosa produçao,espero anciosamente pela estreia do filme,eu fiz figuraçao especial onde contracenei directamente com os actores Carlos Paulo,Pedro Cunha pessoas super simples,com quem muito aprendi nos 3 dias em que trabalhei com eles e com toda a produçao muito exegentes,mas pro filme sair com a qualidade que esta,tinha que ser assim,os meus agradecimentos a todos,grande esperiencia que tive,o bem aja.Antonio Lobreiro
Anónimo a 31 de Maio de 2009 às 22:59

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
29

31


Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO