Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

12
Set 08

Com um atraso de quase um mês, (devido à chuva de Julho, segundo o sr. presidente da Câmara) decorreu mais uma sessão comemorativa composta de emissão de selo, postal e medalha tendo como tema a Ponte Eiffel.

A cerimónia realizou-se hoje cerca das 21.30 horas nos antigos Paços do Concelho, à Praça da República (da Rainha como era chamada no tempo da monarquia em homenagem a D. Maria II). Foi presidida pelo sr. dr. Defensor Moura, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que apresentou o fotógrafo autor das fotografias que deram origem ao selo, postal e medalha, Vitor Roriz e ao dr. Cunha Leal, Chefe da Divisão de Cultura da Câmara e historiador que traçou uma resenha histórica sobre a construção da ponte e a figura sobejamente conhecida do engenheiro Gustave Eiffel.

 

 

Terminada a sessão, teve lugar uma entrevista na Praça  da República( que esteve para ser transferida para os Paços do Concelho devido à chuva) à Rainha D. Maria II que permitiu aos presentes ter uma visão da história nesses tempos em que Viana do Minho foi elevada à categoria de cidade com o nome de Viana do Castelo em sinal de homenagem pelo feito de ter resistido ao ataque dos revoltosos da Patuleia que cercavam o forte de São Tiago da Barra, cujo governador, o General Melquíades Sobral, se evadiu por mar para Lisboa indo entregar as chaves do castelo à rainha, que assim reconheceu o feito e elevou Viana à categoria de cidade, a única capital de distrito que ainda era vila.

 

 

Abrilhantou a efeméride o Coral Polifónico de Viana do Castelo que entoou cânticos belíssimos que muito enobreceram este acontecimento histórico tão marcante na vida de Viana.

A representação teatral esteve a cargo do C.D.V. - Teatro do Noroeste, que mais uma vez nos deliciou com uma bela actuação de dois dos seus actores.

 

 

Parabéns a todos pela belíssima noite cultural que proporcionaram e que a chuva quis apadrinhar parando durante a actuação.

publicado por dolphin às 00:36
tags:

Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO