Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

01
Jan 09

Na passagem do ano foi inaugurada a estátua na Praça da República, homenageando esse grande vianense, desconhecido da maioria dos vianenses, de seu nome Diogo Álvares Correia a quem os índios tupinambás apelidaram de CARAMURU.

Sendo considerado (e bem) por figuras de relevo do campo da investigação histórica, como o maior vianense, naturalmente que o local mais apropriado para o homenagear teria de ser na praça mais importante da cidade , a Praça da República.

 

 

Já hoje ouvi a vários vianenses criticar o local, como também o retirar à praça a magnitude que possuía, roubando-lhe espaço e ambiente para a realização de eventos.

Não sou da mesma opinião, parece-me que se preencheu um espaço que faltava, a praça ficou mais composta, mais atractiva, há algo para ver, para visitar que chama à atenção, e, como tal ,vai contribuir para que os visitantes fiquem a saber um pouco da história de Viana.

 

 

Por acaso Pero do Campo Tourinho no local onde esteve e onde está colocada a sua estátua, alguém repara nele? Já para não falar desse grande vianense a quem se devem importantes melhoramentos em Viana, e não só,  Manuel Afonso Espregueira, escondido no jardim marginal, sem qualquer referência que o identifique.

 

 

Está de parabéns a edilidade por ter deliberado colocar a estátua do Caramuru na maior e melhor praça de Viana, como tão bem decidiu honrar Frei Bartolomeu dos Mártires no Largo de São Domingos.

 

 

Mestre José Rodrigues, o autor, merece elogios pela forma como conseguiu interpretar a história deste vianense e moldar uma tão notável obra de arte que mostra ao público quem foi o CARAMURU.

publicado por dolphin às 22:59
tags:

Acho esta estatua muito adapta a Viana, enquanto capital dos cabeçudos me parece consoante com o espírito do local.

joão neves a 17 de Março de 2009 às 12:17

Muito Bem Sr.Martins
Liliana Matos a 17 de Março de 2009 às 19:13

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO