Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

04
Out 09

Manhã fumada de Outubro. Começaram as neblinas do Outono. Já não apetece a caminhada no molhe. O chiparraço da maresia estatela-se contra os  doles e cobre de limo o passadiço cimentado, tornando-o escorregadio.

Sem muita vontade, avanço cauteloso na esperança que a neblina se esfume e o sol brilhe. Abstraído com os meus pensamentos, só perto do farolim da ponta do molhe, reparo que a neblina está a dissipar-se. Já se vê a praia do Cabedelo e um rebocador "Monte Xisto" junto à bóia de entrada ou de espera.

Rebocador "Monte Xisto"

Está um navio para entrar, penso eu, arreigado ainda ao hábito de muitos anos naquelas andanças.

Saco da máquina fotográfica, minha companheira inseparável e vai de fotografar a cena, apesar das condições de luminosidade não serem as ideais.

O nevoeiro ainda se mantinha por fora, do lado do mar quero eu dizer (sempre à baila os termos profissionais!). Enquanto isso vou fotografando as gaivotas, eternas companheiras do homem do mar em todos os mares!

Gaivotas,eternas companheiras!...

O nevoeiro vai limpando e começa-se a divisar a silhueta dum navio que demanda a barra, devagar, como mandam as regras, na calma silenciosa do mar debaixo de neblina.

Silhueta do navio...

Uma traineira, vinda do Norte, avança para a barra, apressada para vender a sardinha na lota.

A traineira

A lancha dos pilotos, a velhinha "Quebramar" que há muitos anos (mais de 25) fui buscar a Aveiro, ainda no tempo do velho piloto Agostinho, cumprida a sua missão de levar o piloto a bordo, passa célere em direcção ao cais.

A lancha "QUEBRAMAR"

O navio-tanque NEPHELI, com carregamento de asfalto, está dentro da barra. O reboque acompanha-o, aguardando ordens do piloto da barra para, em caso de necessidade, auxiliar na manobra de atracar ao cais.

O navio "NEPHELI"

Missão cumprida. Esta é uma das tarefas do piloto da barra, conduzir o navio com segurança ao cais ou levá-lo com segurança  até fora da barra. Tarefa árdua e de responsabilidade que passa despercebida à maioria das pessoas, mas que é bom lembrar que existem e que são importantes  na actividade portuária.

 

publicado por dolphin às 13:27
tags:

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO