Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

14
Out 09

No princípio do Século passado, Viana do Castelo foi pioneira na construção naval em cimento armado num dos cinco estaleiros então existentes - O Estaleiro da Moderna Construtora Naval, Lda. - sito a montante da Ponte Eiffel.

O Estaleiro da Moderna Construtora Naval, Lda., foi criado por escritura pública lavrada no escritório do Dr. João Caetano da Silva Campos, à Praça da República no dia 28 de Agosto de 1919, tendo como sócios Bernardo Pinto Abrunhosa (tio-avô do cantor Pedro Abrunhosa), casado, industrial e proprietário, natural de Vila Nova de Gaia mas a residir em Viana do Castelo, Dom Cipriano Salvatierra Y Iriarte, solteiro, maior, engenheiro, natural de Pamplona e Dom Afonso Peña Boeuf, também solteiro, maior, engenheiro, da cidade de Madrid, tendo como objecto "a exploração e fabrico de barcos, pontões, barcaças e construções navais flutuantes de toda a espécie em cimento armado ".

O primeiro pontão ou armazém flutuante construído por este estaleiro ocorreu em 28/10/1920 e foi-lhe dado o nome de "GIGANTE" devido ao seu tamanho e tonelagem.

A Aurora do Lima descreve desta forma o lançamento à água:"O barco, pelas 2 1/2 horas da tarde deslisou rapidamente pela carreira, movendo-se aquella enorme móle com uma facilidade admiravel. Ao entrar na agua levantou uma grande ondulação e depois, com o impulso adquirido e com a direcção que o leme lhe imprimiu seguiu um pouco rio acima, sendo então rebocado até a jusante do caes de S.Lourenço,..."

Foi o primeiro deste género construído em estaleiros portugueses e mesmo em toda a península.

Depois de vistoriado na baixa-mar, entrou na doca para aprestamentos (mastro e outros equipamentos), seguiu para a Ria de Vigo conduzido por um rebocador portuense.

 

publicado por dolphin às 23:00
tags:

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO