Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

28
Dez 09

 

CHALUPA “RAZOILO”

 

 

 Chalupa "Razoilo"

 

A chalupa de comércio “Razoilo” de 260 toneladas, foi construída em 1896 para os armadores Razoilo e Batata, de Aveiro e João Màcara, de Olhão, tendo como mestre, distinto na arte de navegar, Manuel Batata.

Durante muitos anos foi utilizada pelo comércio vianense no transporte de vinho verde, madeiras e milho para Lisboa e no retorno carregava sal de Setúbal para a seca do bacalhau.<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]-->

Foi numa das viagens de Setúbal para Viana que se deu o acidente que a seguir se descreve, motivado pelo temporal que no mês de Novembro de 1913 assolou a costa e território de Portugal, causando naufrágios, cheias, derrube de árvores e estragos diversos por todo o território continental, conforme a imprensa noticiou.<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]-->

O avistamento de uma embarcação desarvorada ao largo de La Guardia, cerca das 12 horas do dia 13/11/1913, por um tripulante do navio “Valhall” que ali tinha ido visitar uns parentes, fê-lo supor tratar-se de um navio português procedente do sul e, de imediato, alertou o cônsul português naquele porto galego para tomar as providências necessárias. Enquanto debatiam o que fazer, um piloto do porto de La Guardia comunicou ao ajudante de marinha daquele porto ter avistado ao largo uma embarcação necessitada de ajuda. Este oficial solicitou aos srs. Candeira Irmãos de Camposancos  o concurso do vapor de reboque “Maria”,  que estava sempre fundeado na Foz do Rio Minho, que, depois de embarcar dois práticos e um marinheiro, para auxiliar no reboque, seguiu em busca da embarcação em perigo.

Não houve necessidade de telegrafar para Leixões para mandar vir o rebocador “Tritão”, já que em Viana não existe qualquer reboque, nem de Vigo por que as operações de assistência e salvamento do pequeno rebocador “Maria” estavam a surtir efeito.

O veleiro desarvorado apresentava o mastro do traquete partido rente ao convés e a cosinha que ficava contígua tinha sido varrida eventualmente por uma volta de mar, enquanto o fogão rolava pelo convés. A roda do leme estava desmontada e o escaler fortemente amarrado sobre o porão do centro, sinal da luta travada pela tripulação para defender alguns pertences do navio da inclemência do temporal que sobre eles se tinha abatido.

Sómente a meio da tarde conseguiram estabelecer o cabo de reboque, seguindo para Vigo, devido ao estado do mar os  impossibilitar de entrar no pequeno e desabrigado porto de La Guardia, onde chegaram pela madrugada do dia 14. Logo de manhã, o capitão do rebocador, deu conhecimento do achado ao comandante de marinha, sr. Conde de Villar de Pontes que ordenou  se efectuassem as necessárias investigações, o que foi feito, tendo-se encontrado durante as buscas, numerosas cartas e outros documentos, o que levou a concluir que o capitão  da “Razoilo&Cia.” era o sr. Manuel António Caravella natural de Viana do Castelo.

Por que não foi encontrado nem o rol de bordo nem qualquer outra coisa importante e também porque sómente deixaram alguma roupa velha, levaram os investigadores a concluir que a embarcação fora abandonada, levando apenas as coisas de maior valor e importância. A carga era constituída essencialmente por sal e algumas mercadorias que, conjuntamente com algumas cartas encontradas, levou a concluir que a chalupa se dedicava à cabotagem entre Viana e portos do Sul de Portugal.<!--[if !supportFootnotes]-->[3]<!--[endif]-->

(Continua)

Viana do Castelo, 2009-12-27

Manuel de Oliveira Martins

<!--[if !supportFootnotes]-->

<!--[endif]-->

<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]--> Museu Municipal - Últimos veleiros do Porto de Viana

<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]--> Comércio do Porto e A Aurora do Lima - 12-11-1913

<!--[if !supportFootnotes]-->[3]<!--[endif]--> Jornal “ A Aurora do Lima” - 13 e 14-11-1913

 

publicado por dolphin às 23:06

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25

30
31


Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO