Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

27
Mar 10

3 - A RASCA " ISABEL"

 

Rasca é um tipo de embarcação de convés corrido de vante a ré, com 3 mastros, envergando pano latino triangular. Eram embarcações possantes que se utilizavam não só na pesca costeira, como na longínqua, iam à pesca do bacalhau, como também eram empregues na cabotagem continental, insular e mesmo Europeia.

A rasca "Isabel" quando saía do porto de Viana do Castelo no dia 21-06-1858 com um carregamento de milho, com destino à Ericeira, encalhou ao sul da ponta da Tornada(1).

Atendendo ao estado do mar, alguns pilotos da barra eram de opinião que não devia sair, no entanto o mestre arriscou a saída que lhe foi dada por um piloto e com uma lancha a rebocar.

O vento tinha acalmado, mas o mar encontrava-se ainda muito agitado, atirando com a força da corrente, a rasca para cima da ponta da Tornada, sem que a frágil lancha de alamagem(2) que rebocava a rasca ,pudesse evitar  o encalhe. De terra, foi-lhe ainda passada uma espia, que a pôs a nado mas de nada valeu, tendo-se enrascado no ferro que entretanto tinha largado com o intuíto de evitar o encalhe. Na baixa mar conseguiram tirar-lhe alguma carga, mas durante a tarde e com a subida da maré, veio encalhar dentro do porto, onde durante a noite e no dia seguinte (sábado) lhe retiraram toda a carga e a puseram a salvo acostada à muralha onde melhor poderá ser reparada.

Apesar do infortúnio, salvou-se toda a tripulação e carga.

Glossário:

(1) - Tornada - Também designada por ponta da Tornada, extremo do antigo cais do antigo molhe do Cabedelo no porto de Viana do Castelo.

(2) - Lancha de alamagem - Lancha utilizada nas manobras de pilotagem no porto de Viana do Castelo

Fontes: A Aurora do Lima; 21-06-1958

Viana do Castelo, 2010-03-22

Manuel de Oliveira Martins

publicado por dolphin às 16:24

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
22
24
26

31


Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO