Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

11
Set 10

80º Norte e Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar, são títulos de dois livros da autoria do Capitão da Marinha Mercante Valdemar da Cruz Aveiro, ontem lançados ao público em Viana do Castelo a bordo do Navio-museu "Gil Eannes", pela editora "Futura".

 

O "Capitão Valdemar" como é sobejamente conhecido de norte a sul de Portugal no meio piscatório e empresarial do sector bacalhoeiro, para além  das suas qualidades morais de bondade, solidariedade e amizade, é um contador nato de histórias factuais que aconteceram na sua longa vida de homem do mar.

 

Na dissertação que ontem fez a propósito da reedição destes dois livros, confessou, visivelmente emocionado, que um dos motivos porque os escreveu deve-se à "saudade" que sentiu do mar, da actividade da pesca, dos homens que o acompanharam na "Grande Faina" ao longo dos anos e da necessidade de dar visibilidade à "Epopeia do Bacalhau" para que ficasse na memória dos homens, por que a tradição oral perde-se ao fim de duas gerações.

 

A maneira sentida como descreveu as passagens reais e o ênfase que pôs nas palavras, cativaram o auditório que seguiu atentamente a sua palestra, culminando com uma efusiva salva de palmas.

Muito mais havia para dizer a respeito do Capitão Valdemar, mas a melhor forma do leitor conhecer o autor é lendo a sua obra que aconselho, não só pela novidade como pela forma como é descrita, que nos cativa do princípio ao fim.

publicado por dolphin às 13:23
tags:

Caro amigo,

Li faz algum tempo o 80º Norte, trabalho interessante dum conhecedor da pesca longínqua, com argumentos que merecem e justificam a necessária reflexão. Por outro lado, os episódios mais brejeiros, que incluem pessoas supostamente conhecidas de muitos outros pescadores, podiam ter sido mais aligeirados, para evitar ficar com a ideia que a pesca, além do que sabemos, foi igualmente um agradável campo de férias.

Um abraço, Reinaldo Delgado

Reinaldo Delgado a 11 de Setembro de 2010 às 22:21

Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO