Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

05
Mar 07

Hoje recebi uma carta amiga de um amigo  de longa data que já não via há muito tempo e que, por coincidência, vim a encontrar no último encontro do Clube de Oficiais da Marinha Mercante, que se realizou em Ílhavo - berço de marinheiros, especialmente  oficiais.

Da última vez que nos encontramos, foi há 25 anos quando vim para os Pilotos da Barra de Viana do Castelo e o meu amigo representava uma empresa que estava a construir dois pesqueiros nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo - o Verdemilho e o Vista Alegre, este com o nome da terra dele.

Antes de falar da carta, convém dizer que o meu amigo e colega é um poeta nato. A rima sai-lhe fluentemente e isso mesmo esta carta me fez recordar os bons-velhos tempos dos idos de setenta em Moçâmedes. Referiu-me que ainda não perdeu a veia poética. Admiro essa juventude de espírito e desejo que assim continue por muitos e bons anos.

Falando da carta, trata-se de um escrito em verso que encontrou nas recordações que trouxe do seu antigo navio que comandou durante longos e bons anos nos mares da África do Sul, aportando a Moçâmedes para a descarga do pescado para os frigoríficos da ARAN - Associação dos Armadores de Angola.

É uma peça literária enigmática, pelo conteúdo caricatural dos intervenientes, os colegas capitães dos outros navios que nessa altura - anos setenta - operavam naquelas paragens dos mares da África do Sul. Somente alguém dotado de muito sentido de observação, perspicácia e veia poética, pode descrever tão fielmente o perfil dos companheiros de aventura marítima, sem ferir a sensibilidade e enaltecendo sempre as qualidades de cada um.

Parabéns "Almirante", por me ter feito recordar esses tempos maravilhosos que passei nessas paragens, em especial na bela sereia - Moçâmedes - porto de abrigo que nos ajudava a esquecer os maus tempos que passávamos no mar e nos dava ânimo para continuar a nossa faina.

 

publicado por dolphin às 21:33

Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
14
15
16
17

19
20
21
22
23

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO