Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

06
Mar 07

Foi tirada na FOTO SOUSA, com estúdio ao cimo da feira, como habitualmente estava escrito na publicidade do estúdio fotográfico. Lembro-me perfeitamente desta passagem da minha vida. Naquele tenpo, meados do século passado, as famílias iam aos fotógrafos tirar fotografias a toda a família para enviar a parentes e como recordação.

Na minha terra, esse acontecimento era no dia da feira dos 9 ou 23, datas da feira quinzenal, quando a maior parte dos elementos da família vinha à feira. Aí se encontravam e depois de um petisco(enguias ou solha frita com fogaças de pão de Ul) nas barracas de comes e bebes, como se dizia, ia-se para o fotógrafo tirar fotografias.

Por esta altura, cerca de 1958, estava eu com os meus onze anitos, frequentava o 1.º ano do liceu, no Externato Cambrense em Vale de Cambra e recordo-me que precisava tirar fotografias para apresentar no colégio. Os meus pais aproveitaram a ocasião para tirarem fotografias à família.

Antes da fotografia havia que preparar as pessoas, penteá-las, maqueá-las para estarem bonitas para a imagem. O senhor Alberto Sousa, irmão do outro fotógrafo, o senhor Manuel Sousa da Foto Central na Avenida principal, era exigente, principalmente com as crianças que por norma se aborreciam por estar tanto tempo quietas.

Ólhó passarinho, dizia ele no intuito de nos manter atentos e lá vinha dar mais um jeitinho na cara dum e pôr mais de lado outro. Assim está melhor, ólhó passarinho, já está. Respiravamos de alívio e pedíamos autorização ao pai para ir brincar para o jardim da residência do senhor Sousa, enquanto o pai, a mãe e a avó (que fazia questão de pagar as fotografias), conversavam com o fotógrafo de quem eram amigos e combinavam a data de levantar as fotos.

publicado por dolphin às 15:09

Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
14
15
16
17

19
20
21
22
23

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO