Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

28
Abr 07

 

Floreiras revestidas de cacos velhos

 

 

Outrora era vulgar as pessoas ornamentarem os muros, pavimentos, floreiras , etc , com bocados de cacos partidos que iam coleccionando para colorirem à sua maneira as casas.

Os tempos eram outros, a vida era difícil e não havia dinheiro para azulejos ou mosaicos nem sempre ao alcance de todas as bolsas.

 

 

Floreira direita

 

 

As pessoas de menos posses aproveitavam tudo, a louça que partia era aproveitada para decorar a parede da casa ou o muro do jardim nas horas vagas com um pouco de cimento que pediam ao empreiteiro duma obra em construção no bairro.

 

 

Floreira esquerda

 

Por vezes, para ladrilhar o pátio ia-se ao marmorista pedir restos de mármore com que se revestia o chão misturando com argamassa grossa, restos de uma placa (lage ) que um vizinho fez num anexo. Antes já se tinha falado com o vizinho pedindo-lhe as sobras, em segredo, porque havia muitos interessados.

 

 

Outra floreira garrida

 

 

A policromia dos materiais contrasta com o branco das paredes caiadas e confunde-se com o colorido das flores e folhas das plantas do jardim durante a Primavera e o Verão. No Outono e Inverno em que a natureza está triste, amenizam e alegram as modestas casas.

É típico dos bairros operários mais pobres este tipo de adornos nos muros dos jardins e remontam ao período do pós guerra até ao fim da guerra colonial / revolução de Abril.

 

 

 

 

publicado por dolphin às 23:04

"Cacos velhos"
Fotos muito interessantes e comentários de bom conhecedor dessa época.
Os euros eram tostões e, como diz e bem ,faltavam em muitas bolsas.
Abraço
mpaiva
felisteus a 15 de Maio de 2007 às 19:30

Serve para o nosso jornal. Deixa publicar?. Cumprimentos. Padre Coutinho
Artur Coutinho a 18 de Maio de 2007 às 14:55

Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30


Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO