Blog que retrata os acontecimentos do mar e porto de Viana e arredores, nos bons e maus momentos, dos pequenos aos grandes senhores.

27
Mai 07

Desde muito novo tive gosto pela pintura. Recordo-me que ainda jovem de tenra idade, antes de ir para a escola primária, pintava as paredes com carvão, para desespero do meu pai.

Mais tarde, já no liceu, adorava as aulas de desenho e aproveitava para praticar na arte de pintar com aguarelas e guaches.

Fiquei sempre com a vontade de um dia me dedicar à pintura nos tempos livres, mas a vida profissional jamais me permitiu tempo para por em prática os meus dotes artísticos.

Quando me aposentei procurei um atelier de pintura onde pudesse aprender a técnica e exercitar-me na arte de pintura.

Inscrevi-me no atelier do mestre Simões e depois de uns tempos a aprender o básico comecei a pintar o primeiro quadro.

 

 

QUADRO 1

CAIS DOS PILOTOS

Óleo s/tela - 60X40

2002-02-27

 

É o quadro que representa o primeiro local de trabalho em Viana do Castelo, os Pilotos da Barra de Viana e toda a área envolvente - Torre de Vigia, I.S.N., Castelo de S. Tiago da Barra, Anteporto e Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

 

 

QUADRO 2

ILHA GRACIOSA

Óleo s/tela - 60X40

2002-02-28

 

Quadro alusivo ao primeiro navio que comandei, atracado no lado norte da Doca Comercial do porto de Viana do Castelo, tendo como pano de fundo os antigos armazéns da Empresa de Pesca de Viana do Castelo, o casario da cidade e o Monte de Santa Luzia.

 

 

QUADRO 3

DOCAS

Óleo s/tela - 60X30

2002-04-18

 

Representa um facto comum na minha vida diária, a saída/entrada de navios em doca-seca. Neste caso concreto a saída do navio Filipino "MAYA" da doca nº 1 dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, auxiliado pelo rebocador "VANDOMA".

 

 

QUADRO 4

IATE JOANNE

Óleo s/tela - 60X40

2002-04-24

 

Outro tema que me é muito querido, os navios à vela. Parte da minha instrução militar foi a bordo de um veleiro o navio-auxiliar "SANTO ANDRÉ", antigo navio-escola "SAGRES" e ficou-me uma certa nostalgia desses tempos. Sempre que vejo um navio de vela não resisto em tirar-lhe uma fotografia.

Este iate atracado no lado norte da Doca Comercial tendo como fundo o casario da cidade e o Monte de Santa Luzia, é disso uma prova.

 

 

 QUADRO 5

CARAVELA BOA ESPERANÇA

Óleo s/tela - 60X40

2002-04-25

 

A caravela "BOA ESPERANÇA" da Aporvela, veio em visita a Viana do Castelo em 1990 por ocasião das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades/ Dia da Marinha e das Forças Armadas  que nesse ano se realizou  em Viana do Castelo, com a presença do senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares e do senhor Primeiro-Ministro Prof. dr. Cavaco Silva, que na véspera inaugurou a Estação dos Pilotos de Viana.

Tive a oportunidade de efectuar várias manobras com a caravela, na entrada/saída, bem como duas mudanças, uma delas para a posição em que está representada no quadro.

Mais tarde ofereci este quadro à Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, sediada na minha terra natal, Cavião, Vale de Cambra que tem um valioso acervo documental de livros, essencialmente na área da saúde.

 

 

QUADRO 6

ESTAÇÕES DE PILOTOS

Óleo s/tela - 97X46

2002-04-30

 

São visíveis três estações de Pilotos: à esquerda em primeiro plano a TORRE DA ROQUETA, primeira estação de pilotos; em frente ao passeio a TORRE DE VIGIA, 4ª estação de pilotos, onde passei sete anos; à direita ao fundo a NOVA ESTAÇÂO, 5ª estação de pilotos e entre estas duas a ESTÁTUA Á MULHER DE VIANA.

 

publicado por dolphin às 20:55
tags:

Sabe, por acaso, onde acostou a Caravela Boa Esperança em Viana do Castelo?
Rui Santos a 27 de Abril de 2010 às 12:41

Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
pour générerller dans votre page web.
TIME
blogs SAPO