A propósito do convite que a Câmara Municipal de Viana do Castelo me endereçou, ocorreu-me que também fiz parte da Comissão Especial Pró Gil Eanes. Era na altura Chefe do Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo e, nessa qualidade, fui chamado a participar nessa comissão que tinha como objectivo prioritário salvar o Gil Eanes de ser desmantelado para sucata.
Essa comissão era constituída por representantes de várias instituições locais. Dentre elas destaco a Câmara Municipal que liderou o processo desde o início e à qual se deve em grande parte a estratégia do salvamento do Gil Eanes. Foi grande obreiro o presidente da Câmara dr . Defensor Moura que desde o primeiro momento abraçou esta causa com entusiasmo e persistência.
Ao recordar esta minha passagem pela comissão, vem-me à memória um acontecimento trágico que me aconteceu nessa altura. Fui vítima de um acidente de viação na zona de Modivas , após as bombas da Galp, quando regressava a Viana do Castelo depois de ter deixado no aeroporto Francisco Sá Carneiro o Presidente e o vogal do INPP .
Fiquei em estado de choque e fui transportado ao Hospital de São João no Porto onde fui internado em estado grave.